Pompéia Ecossistema de Saúde fecha a maternidade para garantir sustentabilidade e continuidade em serviços especializados.
O Pompéia Ecossistema de Saúde anunciou o fechamento da área da maternidade em 2022. Uma decisão difícil, mas necessária, visando assegurar a sustentabilidade e a continuidade de serviços especializados. A oferta deste serviço encerra-se hoje, 31 de dezembro de 2023.
Com mais de 110 anos de história, o Pompéia é referência em diversas áreas médicas, incluindo: Traumatologia e Ortopedia; Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular; Neurologia e Neurocirurgia; Oncologia, Nefrologia e Transplante de Rim.
Estas áreas demandam consideráveis recursos humanos e financeiros, sendo o Pompéia o único hospital na região capaz de oferecer tais serviços (portas abertas: 24 por dia, nos 7 dias da semana). A busca pela sustentabilidade das atividades da Instituição levou a uma análise profunda das necessidades vitais para a comunidade, que resultou em uma difícil decisão: o fechamento da maternidade.
É importante esclarecer para a comunidade os motivos do encerramento das atividades no Materno-Infantil:
1. Não referência na Materno-Infantil: o Pompéia não é reconhecido como referência na área da Materno-Infantil para a região da Serra Gaúcha.
2. Problemas na estrutura física, técnica e operacional: a Maternidade enfrentava desafios relacionados à modernização do parque e problemas na estrutura física, técnica e operacional, os quais foram apontados pela vigilância sanitária há anos.
3. Dificuldade de outros hospitais assumirem responsabilidades em áreas complexas: dada a especialização e a demanda das áreas em que o Pompéia é referência, outros hospitais não têm a capacidade de assumir as responsabilidades com a sociedade.
4. Outros hospitais preparados para Materno-Infantil: diferentemente das áreas especializadas do Pompéia, outros hospitais da região possuem condições em suas estruturas físicas, técnicas e operacionais para oferecer serviços na área Materno-Infantil com excelência.
Buscando colaborar com a Prefeitura e com a comunidade, o Pompéia vai ceder o seu espaço físico, via aluguel, para a Prefeitura, para que a empresa terceirizada por ela possa prestar o atendimento ao setor da Materno-infantil, visto que o hospital Virvi Ramos solicitou seis meses para absorver este serviço.
A direção do Pompéia agradece a todos que colaboraram para resolver esta questão e enfatiza que esta decisão é parte de um compromisso mais amplo com a comunidade, buscando garantir que as áreas, nas quais é referência para toda a região da Serra Gaúcha, continuem a ser atendidas de maneira eficaz e com excelência, mesmo diante dos desafios financeiros e operacionais enfrentados.