Pesquisar
Close this search box.

Comitê de Ética em Pesquisa

CEP – Comitê de Ética em Pesquisa é um colegiado interdisciplinar e independente,com função pública,que deve existir nas instituições que realizam pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Segue as Normas Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Resolução do Conselho Nacional de Saúde no 466/12 e demais normas do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O CEP do Pompéia é credenciado junto a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do CNs/Ministério da Saúde (CONEP/CNS/MS).

O QUE É PRECISO PARA SUBMETER UM PROJETO DE PESQUISA AO CEP?

Siga o passo a passo para submeter seu projeto ao nosso CEP.

ETAPA 1 - Submissão para a CÂMARA TÉCNICA:

Se o projeto será desenvolvido no Pompéia você deve, antes da submissão ao CEP, obter a aprovação da Câmara Técnica, comissão que avaliará a possibilidade do projeto ser efetuado na instituição. Para isso você precisa entregar os seguintes documentos no Departamento de Ensino e Pesquisa:

A Câmara Técnica se reúne quinzenalmente para a análise dos projetos. Depois de aprovado o próximo passo será a submissão ao CEP.

ETAPA 2 - Submissão para a CEP:

Antes da submissão é necessário que o pesquisador principal tenha cadastro na plataforma Brasil, pois os projetos não são mais aceitos em papel pelo CEP, somente via eletrônica,atravё s dessa plataforma.

Acesse o site da Plataforma Brasil clicando aqui

Além do projeto, são necessários os seguintes documentos para anexar na plataforma Brasil:

ETAPA 3 - SUBMISSÃO NA PLATAFORMA BRASIL:

A Plataforma Brasil é um sistema desenvolvido para gerenciar todos os projetos de pesquisa no Brasil que envolvam seres humanos. É importante que você esteja familiarizado com o sistema antes de submeter o seu projeto para não haver nenhum prejuízo na sua avaliação.

Acesse a Plataforma Brasil e preencha no sistema todos os dados referentes ao seu projeto:

Na parte de anexos da plataforma Brasil você deverá incluir todos os documentos preparados na Etapa 2. Incluindo a Folha de Rosto, que será gerada após o cadastro da sua pesquisa,na própria plataforma Brasil. A Folha de Rosto deverá ser impressa e assinada pelo pesquisador responsável e pelo Pompéia,ou instituição na qual o projeto será desenvolvido. Após assinatura de ambas as partes,esta deverá ser anexada na plataforma Brasil. Somente após este passo,você poderá finalizar o cadastro da sua pesquisa e submetê‐la para avaliação do CEP

ETAPA 4・ ANÁLISE DOCUMENTAL PELO CEP

Após submeter sua pesquisa,o CEP irá revisar se a documentação está adequada. Caso não esteja, será solicitado via plataforma Brasil que você resolva qualquer pendência documental.

ETAPAS 5 - ANÁLISE ÉTICA DO PROJETO PELO CEP

O CEP rea‖iza suas reuniões mensalmente, então, uma vez que a sua pesquisa esteja com toda a documentação regularizada junto ao CEP, seu projeto de pesquisa será encaminhado para avaliação ética. E, em até 30 dias vocё receberá um parecer via plataforma Brasil. Este parecer poderá ser aprovado, indicando que você já pode iniciar sua pesquisa, ou então liberado como pendente, indicando que você precisa revisar o que foi apontado pelo CEP e encaminhar novamente para avaliação.

ETAPA 5.1‐ RESOLUÇÕES DE PENDÊNCIAS

Caso você necessite responder alguma pendência solicitada pelo CEP e/ou modificar seu projeto de pesquisa, as alterações devem ser claramente identificadas na nova versão do projeto com cor vermelha. Recomenda-se encaminhar uma carta respondendo individualmente cada questionamento levantado pelo CEP. Utilize sempre a plataforma Brasil para responder as pendências de sua pesquisa. O prazo para responder às pendências ao CEP é de 30 dias.

CEP - 2024
Mês
Data
Horário
Local
Janeiro
Recesso
-
-
Fevereiro
20
18h
Sala de Reuniões do Ensino - 9° Andar
Março
19
18h
Sala de Reuniões do Ensino - 9° Andar
Abril
16
18h
Sala de Reuniões do Ensino - 9° Andar
Maio
21
18h
Sala de Reuniões do Ensino - 9° Andar
Junho
18
18h
Sala de Reuniões do Ensino - 9° Andar
Julho
21
18h
Sala de Reuniões do Ensino - 9° Andar
Agosto
20
18h
Sala de Reuniões do Ensino - 9° Andar
Setembro
17
18h
Sala de Reuniões do Ensino - 9° Andar
Outubro
15
18h
Sala de Reuniões do Ensino - 9° Andar
Novembro
19
18h
Sala de Reuniões do Ensino - 9° Andar
Dezembro
17
18h
Sala de Reuniões do Ensino - 9° Andar

Contato do CEP

Pompéia Ecossistema de Saúde, Avenida Júlio de Castilhos, 2163, 8° andar, Centro, Caxias do Sul/RS.

Atendimento: Terças-feiras: 09h 00min ás 12h 00min e Sextas-feiras: 13h 30min ás 17h 30min.

Telefone: (54) 3220 8086.

E-mail: cep01@pompeia.org.br 

*OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Para projetos de intervenção, somente é necessário cumprir a Etapa 1 – Câmara Técnica.

Informações