Pesquisar
Close this search box.

Banco de olhos Pompéia

BANCO DE OLHOS POMPÉIA / LIONS CLUBE SÃO PELEGRINO

O serviço do Banco de Tecidos Oculares Humanos do Pompéia / Lions São Pelegrino foi idealizado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes – CIHDOTT, com o apoio da Superintendência Geral e concretizado a partir de parceria com o Lions Clube São Pelegrino de Caxias do Sul – RS.

Com o espírito empreendedor do senhor Dionysio Guido Giazzon, responsável pela administração e equipamentos ofertados na forma de comodato, iniciou-se no dia 09 de março de 2005 as reformas da área física, bem como as tentativas para seu credenciamento junto à Central de Transplantes/RS e Sistema Nacional de Transplantes (SNT) do Ministério da Saúde.

No dia 21 de março de 2006, foi inaugurado o Banco de Olhos Pompéia/Lions Clube São Pelegrino, em cerimônia pública com a presença da Presidência do Lions Clube e membros de todo o Estado e Município de Caxias do Sul, além da participação de representantes da sociedade civil, militar, eclesiástica, médica, imprensa e pacientes.

Atualmente, o Banco de Olhos modernizou-se e atua em várias cidades e hospitais da Região. As instituições parceiras pela causa da Doação de Córneas são: Hospital Saúde, Hospital do Círculo, Hospital Virvi Ramos, Hospital Unimed, Hospital Beneficente São Pedro de Garibaldi, Hospital São Carlos de Farroupilha, Hospital São José de Antônio Prado, Hospital Arcanjo São Miguel de Gramado, Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi de Veranópolis.

Neste momento, nossa média mensal de captação é de 25 doadores, nos tornando o Banco de Olhos que mais capta córneas em todo o Estado.

A equipe do Banco de Olhos vem dedicando-se à comunidade caxiense, rio-grandense e brasileira com o objetivo de ajudar e melhorar a qualidade de vida do próximo. Para tal feito, a dedicação e o carinho pelo serviço de doação de órgãos e tecidos afloram na tentativa de “zerar” a fila de espera pelo tecido corneano, no qual no ano de 2033, possui mais de 1000 pacientes em lista de espera no Rio Grande do Sul.

Nosso serviço funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana. Para entrar em contato conosco temos um celular de plantão (54) 99988-9550, pelo telefone fixo (54) 3220-8023 ou ainda e-mail olhos01@pompeia.org.br