Pesquisar
Close this search box.

O que é o PET-CT?

O PET-CT é um exame realizado em uma máquina que combina dois exames de diagnóstico por imagem, sendo elas a técnica de Tomografia Computadorizada (TC) e Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET).

A PET é uma técnica que utiliza um traçador radioativo para criar imagens funcionais do corpo. O traçador é injetado no corpo e é absorvido por tecidos que possuem atividade metabólica anormal, como tumores. À medida que o traçador se decompõe, ele emite partículas de pósitrons, que colidem com elétrons no corpo e produzem fótons de alta energia. Um scanner de PET detecta esses fótons e cria uma imagem que mostra a distribuição do traçador no corpo, revelando áreas de atividade metabólica anormal.

A tomografia computadorizada (CT) é uma técnica de imagem que utiliza raios-X para criar imagens detalhadas da anatomia do corpo. Ela fornece informações precisas sobre a forma e a estrutura dos órgãos e tecidos.Quando combinadas, a PET-CT permite que médicos e radiologistas obtenham informações sobre a atividade metabólica e a localização precisa de anomalias, como tumores, no corpo. Isso é particularmente útil em oncologia, onde a PET-CT pode ajudar na detecção precoce de câncer, na avaliação da extensão da doença e no acompanhamento da resposta ao tratamento.

Além da oncologia, a PET-CT também é usada em neurologia para estudar o metabolismo cerebral e diagnosticar distúrbios neurológicos.

O que é o PET-CT?

1. Preparação: Antes do exame, o paciente geralmente recebe instruções específicas, como a necessidade de jejuar por várias horas antes do procedimento, a ingestão de água ou outros líquidos e a interrupção de certos medicamentos. As instruções podem variar dependendo do tipo de estudo de PET-CT a ser realizado e das práticas da clínica.

2. Injeção do traçador: O primeiro passo do exame é a injeção de um traçador radioativo no paciente. Esse traçador é escolhido com base na informação que se deseja obter. Por exemplo, um traçador específico pode ser usado para visualizar a atividade metabólica em tumores.

3.Período de captação: Após a injeção do traçador, o paciente é instruído a descansar /repouso por 60 min. Isso permite que o traçador seja distribuído pelo corpo e absorvido pelos tecidos alvo, como tumores ou órgãos em estudo.

4.Aquisição e processamento de imagens PET CT: Após o período de captação, o paciente é posicionado em uma mesa deslizante que é inserida na máquina de PET-CT. O paciente deve permanecer imóvel durante a aquisição das imagens. As imagens PET e CT são processadas e combinadas em um computador para criar uma única imagem que mostra tanto a atividade metabólica quanto a anatomia do corpo. Isso fornece informações abrangentes que podem ser usadas para diagnóstico e avaliação médica.

5. Análise médica e resultados: As imagens resultantes são analisadas por um médico radiologista ou um especialista em medicina nuclear. Eles interpretam as imagens para diagnosticar condições médicas, como câncer, distúrbios neurológicos, doenças cardíacas, entre outras. Os resultados do exame são discutidos com o paciente pelo médico responsável, que pode recomendar tratamentos adicionais ou exames de acompanhamento, dependendo das descobertas.

Tipos de radiofármacos que são utilizados para fazer o exame

Antes de ser conduzido ao equipamento, o paciente recebe uma substância intravenosa para a realização do exame, que pode ser:

FDG-18: O radiofármaco FDG-18, ou fluorodesoxiglicose-18F (FDG, na sigla em inglês), é um composto usado em medicina nuclear para realizar tomografias por emissão de pósitrons (PET, na sigla em inglês). A FDG-18 é uma forma radiomarcada de glicose, na qual um átomo de oxigênio é substituído por flúor-18. O flúor-18 é um isótopo radioativo que emite pósitrons, partículas subatômicas com carga positiva. Quando o FDG-18 é administrado a um paciente, este composto é absorvido pelas células dependendo do seu metabolismo glicolítico. Em outras palavras, as células que consomem mais glicose, como as células cancerosas, captam mais FDG-18.

PSMA-Gálio 68: Este radiofármaco é usado principalmente na avaliação do câncer de próstata, especialmente em casos de câncer de próstata de alto risco ou metastático. A sigla “PSMA” refere-se ao antígeno da membrana específico da próstata (Prostate-Specific Membrane Antigen), uma proteína que é expressa em grande quantidade nas células do câncer de próstata. O radiofármaco PSMA-Gálio 68 é projetado para se ligar a essa proteína, permitindo a visualização e a detecção precisa das células cancerosas da próstata. Seu diferencial é que o PSMA é capaz de detectar precocemente a disseminação de células tumorais prostáticas.

Qual o preparo necessário para realizar o exame?

No dia útil anterior ao exame, iremos entrar em contato até as 13h para confirmação da presença.

Somente mediante a confirmação realizamos a solicitação do material, pois a dose é encomendada especificamente para cada paciente. Caso não consiga atender ou não receba a ligação até as 14h do dia útil anterior ao exame, favor entrar em contato.

3 horas disponíveis para realização do exame.

6 horas de jejum.

Não realizar nenhum tipo de esforço físico 24h antes do exame, tais como: subir e descer escadas, carregar sacolas, pegar crianças no colo, caminhadas, pilates, academias, treinos, pesos, esforços e etc.;

Não usar medicações para diabetes no dia do exame;

Trazer solicitação médica mesmo que procedimento seja particular;

Paciente do sexo feminino, em idade fértil a mesma não poderá estar grávida ou com suspeita de gestação (mulheres em idade fértil o serviço de imagem fornecerá requisição de BETA HCG e a paciente deverá realizar com data limite de até 2 dias antes do exame de imagem e entregar no serviço de imagem no dia do exame ou dia anterior), caso a paciente não queira realizar o Beta HCG a mesma deverá assinar termo de consentimento e responsabilidade a ser aplicado no dia do exame;

Seguir dieta 24h antes do horário do exame conforme em anexo;

IMPORTANTE:
Trazer exames anteriores como: Tomografias, Ressonâncias, laboratoriais, PET-CT anterior e etc.
Exames anteriores são importantes para comparação do PET-CT.

Para agendar seus exames, entre em contato conosco:

Das 7h às 18h. O Consultório fica na Rua Marechal Floriano, 770, Centro.

Das 7h às 18h. O Consultório fica na Rua Marechal Floriano, 770, Centro.

Caso precise agendar um exame, seguem os contatos: