Pesquisar
Close this search box.

Onde estamos

Conheça a história de Caxias do Sul

Decidido a povoar as terras da província de São Pedro do Rio Grande do Sul, o Governo Imperial incentivou a vinda de imigrantes europeus para a região. Em 1875, chegaram os primeiros imigrantes italianos em Caxias do Sul: para chegar ao destino, a primeira parada dos corajosos desbravadores foi o Rio de Janeiro; depois seguiram para o porto de Rio Grande, Porto Alegre e finalmente chegaram à Serra Gaúcha.

Essa trajetória foi muito difícil, assim como a sobrevivência em um ambiente desconhecido, onde precisavam fazer suas singelas casas, alimentação que dependia da caça e de frutos silvestres, entre tantos outros desafios. Ainda assim, eles tiveram como base a determinação, o espírito empreendedor, a devoção religiosa e a cultura do vinho. Abandonar o estilo de vida original e adaptar-se a novos hábitos e ambientes, fortaleceram esses imigrantes, que se tornaram empreendedores da nova terra adquirida com o suor de seu trabalho.

Juntos, eles construíram uma cidade próspera: Caxias do Sul. A vocação de Caxias é ser uma cidade empreendedora e inovadora, que busca o progresso e o bem estar de seus 496 mil habitantes. Caxias é a quadragésima sétima maior cidade do Brasil, a segunda do Rio Grande do Sul e a primeira da Serra Gaúcha.

Também é considerada o segundo polo metalmecânico do país com o PIB de R$ 34.642,00 (per capita) e conta com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,782, ficando em 118° lugar no ranking do Brasil e em 12° do Rio Grande do Sul.

Atualmente, a Serra Gaúcha tem o reconhecimento nacional e internacional como destino turístico. Suas belezas naturais, tradição, hospitalidade e infraestrutura são pontos fortes para atrair pessoas do mundo todo e aquecer a economia.