Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Saúde Digital e Telemedicina são tema de Simpósio da CIC Caxias

Hospital Pompéia passa a integrar cadeira na Diretoria de Infraestrutura em Saúde da entidade

No dia 22 de setembro ocorre o I Simpósio de Telemedicina e Saúde Digital, promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). O evento contará com palestrantes, que apresentarão tendências tecnológicas e discutirão questões éticas sobre o seu uso na área da saúde. 

Segundo o Diretor financeiro do Hospital Pompéia, Diego Vione Berenstein, com a chegada da pandemia em 2020, a telemedicina se tornou uma alternativa importante para o atendimento em saúde. “Pela segurança e pelas leis de distanciamento social, os profissionais de saúde das mais variadas especialidades passaram a oferecer serviços por meio de conferências online. Assim como o home office para o trabalho, a telemedicina se tornou uma alternativa para a saúde”, esclarece ele. 

Para a pesquisadora e Pensadora de Futuro Ligia Zotini Mazurkiewicz, uma das painelistas do simpósio, a pandemia mostrou caminhos que estão por vir. Há alguns anos discutida, a telemedicina foi aprovada após as medidas de distanciamento social. Segundo ela, a experiência tem mostrado que é possível ampliar o acesso aos serviços de saúde, sem deixar de lado os cuidados que uma consulta presencial requer. “A pandemia nos trouxe isso de positivo, pois ajuda a democratizar o acesso à saúde, principalmente esses primeiros cuidados. A telemedicina tem essa missão de trazer essa camada digital, que depois pode ser continuada presencialmente”, explica ela. 

A Saúde Digital utiliza recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação para organizar dados aos cidadãos, profissionais de saúde e gestores públicos. Com o crescimento da prática de telemedicina, o Hospital Pompéia está investindo em uma nova área para abrigar a Central de Processamento de Dados, que funcionará no anexo do hospital, no Centro Clínico. “É um investimento feito para oferecer este serviço pelo corpo clínico para a comunidade, junto dos serviços presenciais, que serão mantidos”, conforme Berenstein. A infraestrutura que está sendo montada também busca diminuir o uso de papel e contribuir, assim, com a sustentabilidade, a partir de prontuários eletrônicos, exames de laboratório digitalizados e profissionais e médicos com assinatura digital.

Para o coordenador da Diretoria de Infraestrutura em Saúde da CIC Caxias, Ney Ricardo Stedile, o uso destas ferramentas permite otimizar a rotina de trabalho dos profissionais de saúde e dos pacientes. “Neste período pós-pandemia, precisamos olhar com atenção para o futuro da saúde digital. Este futuro antecipado nos desafia a discutir o presente e nos capacitar para a tomada de decisão com vistas à sustentabilidade dos sistemas de saúde no Brasil”, entende Stedile.

Cadeira na CIC e campanhas 

Em agosto, o Hospital Pompéia recebeu convite para compor a Diretoria de Infraestrutura em Saúde da CIC, após visita do presidente da entidade, Ney Stedile, que esteve envolvido diretamente com as doações de máscaras, luvas, aventais e outros equipamentos, recebidos para combater a pandemia de Covid-19. “Com muito orgulho e muita honra o Pompéia passa a fazer parte, juntamente de outras entidades, nessa diretoria que é tão importante para a cidade de Caxias do Sul e para a Serra Gaúcha”, diz Diego Berenstein.

Durante o mês de setembro, serão promovidas campanhas importantes para a sociedade, dentre elas Setembro Verde, que incentiva a doação de órgãos. No Hospital Pompéia está a Organização de Procura de Órgãos (OPO), que atua junto aos mais variados hospitais e prestadoras de serviços de saúde da Serra. O Banco de Olhos do Hospital Pompéia, que está vinculado ao OPO, é o maior serviço de captação de córneas do Rio Grande do Sul. “Este serviço de captação de órgãos é prestado pelo Pompéia, além de realizar transplantes em suas especialidades, que são o Banco de Olhos e a Nefrologia (rins)”, explana Diego.

O I Simpósio de Telemedicina e Saúde Digital será realizado dia 22 de setembro, das 8h às 12h, no auditório da CIC Caxias. 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital Pompéia com informações da Assessoria de Imprensa da CIC e do Governo Federal.

]]>

Compartilhe:

Conheça nossa história

Centro Cirúrgico

Uma intervenção cirúrgica requer estrutura física de ponta e equipe altamente qualificada. O Pompéia Ecossistema de Saúde  cumpre todos os requisitos, sendo o Centro Cirúrgico de referência para a Serra Gaúcha.

Mais populares

Notícias
Fazer o bem nos faz bem
Notícias
Missa celebra os 110 anos de história e dedicação do Pompéia Ecossistema de Saúde
Notícias
Doação de Órgãos
Notícias
Pompéia é Tetracampeão na Lista dos Melhores Hospitais do Mundo pela Newsweek

Veja também