Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Com as novas aquisições de equipamentos altamente tecnológicos, o Pompéia Ecossistema de Saúde é um dos centros de saúde mais modernos do Brasil.

O Pompéia Ecossistema de Saúde possui uma das plataformas mais modernas do Brasil para diagnóstico e tratamento de doenças. O investimento em Inovação em Saúde buscou preparar o atendimento para as necessidades atuais e do futuro. 

A inauguração do novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), realizada no dia 8 de agosto de 2023, é um marco do novo Pompéia e coloca à disposição da sociedade equipamentos de alta tecnologia e a medicina de precisão. A apresentação do novo CDI foi proferida pelo radiologista do Pompéia Dr. Ciro Menna Barreto Duarte. O evento também contou com a palestra da convidada médica nuclear, Dra. Cristina Sebastião Matushita.

Entre os equipamentos adquiridos estão o PET- CT Biograph Horizon Flow e  a ressonância magnética Magnetom Lumina, 3 Tesla. Estas aquisições colocam o Pompéia entre os melhores hospitais do mundo, posto que com a configuração similar ao PET-CT existem apenas três unidades: Londres (Inglaterra), Nova Iorque e Flórida (Estados Unidos). O mesmo ocorre com o equipamento de ressonância: Maaseik (Bélgica), Munique e Bremen (Alemanha). Além desses, o Pompéia adquiriu um mamógrafo o Mammomat Fusion com Moodlight e o tomógrafo computadorizado Aquilion Prime SP 160 da Canon, entre outros equipamentos de última geração também fazem parte da infraestrutura.

A nova plataforma Biograph Horizon Flow detecta alterações no metabolismo celular. Ao combinar dois exames de diagnóstico por imagem, fornece mais detalhes do que cada um deles feitos isoladamente e oferece uma avaliação mais eficiente e com resultados mais precisos. Com isso, o médico pode avaliar a eficácia de um tratamento, confirmar a remissão ou progressão de tumores, confirmar ou descartar suspeitas levantadas pela análise clínica ou por exames convencionais, definir a extensão da doença e selecionar os locais mais adequados para biópsia.

Por identificar mudanças que ocorrem no metabolismo das células, o exame PET-CT pode revelar lesões pequenas que não aparecem em outros exames de imagem. A alta qualidade da imagem permite a identificação precoce de metástases distantes e possibilita o estadiamento mais preciso da doença, se mostrando uma das melhores alternativas para pacientes com suspeita de câncer ou que já iniciaram o tratamento para a doença.

Conforme o diretor técnico do Pompéia Ecossistema de Saúde, Dr. Thiago Passarin, com equipamentos mais rápidos e ágeis, além de permitir mais qualidade de exame aos pacientes, aumenta também a eficiência de diagnóstico: “Esses aparelhos trazem um grande valor na acurácia diagnóstica, num melhor estadiamento dos pacientes oncológicos e também permite um número maior de diagnósticos precoces de neoplasias”, explica. Quando diagnosticado precocemente, a cura do câncer chega a ser de 95%, o que justifica fazer consultas e exames regularmente.

De acordo com a Engenheira Biomédica Ana Caroline de Souza, essa tecnologia permite atender uma demanda maior de exames, além de oferecer mais conforto no atendimento aos pacientes e mais qualidade no trabalho dos profissionais. “Além da economia de tempo aos profissionais e aos pacientes, o diagnóstico se torna mais eficiente. Com os equipamentos que foram adquiridos, o Pompéia cria uma das plataformas mais modernas do Brasil”, diz Ana Caroline, que é responsável pela engenharia clínica da instituição.

Pela alta resolução nas imagens, o equipamento Siemens Biograph Horizon Flow, usado para o exame PET-CT, pode perceber tumores muito pequenos em menor tempo e com menor dose de radiação. Por ser mais rápido do que os equipamentos convencionais, minimiza a sensação de claustrofobia – a cabeça do paciente fica menos de dois minutos dentro do equipamento. 

O equipamento de ressonância magnética, Magnetom Lumina, possui alto nível de tecnologia e excelente resolução de imagem que permitem um diagnóstico mais preciso.  A experiência dos pacientes é positiva, pois o conforto proporcionado a eles também é um aspecto importante a ser considerado. E isso ocorre devido à rapidez e precisão do exame, o que é especialmente importante para indivíduos claustrofóbicos e também para pacientes que sentem dor, por causa de doenças ou enfermidades.  

Além disso, os exames em mamografia são mais seguros, precisos e minimamente invasivos por meio da estereotaxia. Esta intervenção é um método rápido e praticamente indolor, pois calcula com precisão as coordenadas do local com alterações suspeitas. Isso permite fazer a biópsia de lesões mamárias que não podem ser identificadas por ecografia ou palpação. É possível também localizar microcalcificações e retirar com apenas uma perfuração múltiplos fragmentos, fornecendo um tecido com melhor qualidade para análise. Guiado pela ultrassonografia também é possível realizar a extração completa de nódulos pequenos.

O novo mamógrafo Mammomat Fusion Siemens com Moodlight também se adapta à estrutura física do paciente e possui um sistema de cromoterapia para promover o relaxamento durante o exame, uma avançada tecnologia que vem sendo utilizada em países como a Bélgica e a Alemanha. Os benefícios da cromoterapia incluem a sensação de bem-estar, melhora a circulação sanguínea, estimula o sistema nervoso central e diminui a ansiedade na realização do exame.

Com os avanços da Ciência, a Indústria de Tecnologias Médicas e a Engenharia Clínica têm oferecido e gerenciado equipamentos altamente tecnológicos, tanto para solucionar problemas de saúde quanto para  melhorar  a  experiência do paciente diante de suas necessidades. Segundo a CEO da instituição, Lara Vieira, com soluções tecnológicas e o novo cenário, o Pompéia oferece novos serviços:  “Também buscamos inovar na oferta de serviços, para que sejam mais adequadas às demandas da sociedade. Temos consciência de que as necessidades de ontem não são as mesmas de hoje. Ao mesmo tempo, também precisamos vislumbrar as necessidades do futuro para estarmos preparadas para elas”, diz.

Segundo o Dr. Thiago Passarin, a evolução tecnológica é fundamental na área da saúde e o Pompéia tem buscado se atualizar em relação ao que pode ser oferecido à Serra Gaúcha: “Isso permite uma melhor na qualidade assistencial e também traz resultados positivos ao hospital e aos pacientes”, diz. 

Compartilhe:

Conheça nossa história

Centro Cirúrgico

Uma intervenção cirúrgica requer estrutura física de ponta e equipe altamente qualificada. O Pompéia Ecossistema de Saúde  cumpre todos os requisitos, sendo o Centro Cirúrgico de referência para a Serra Gaúcha.

Mais populares

Notícias
Fazer o bem nos faz bem
Notícias
Missa celebra os 110 anos de história e dedicação do Pompéia Ecossistema de Saúde
Notícias
Doação de Órgãos
Notícias
Pompéia Ecossistema de Saúde recebe certificação da Ludfor

Veja também