Pesquisar
Close this search box.
Notícias

O Pompéia celebrou a sua história em jantar comemorativo em homenagem às Damas do Pio Sodalício

Na noite do dia 04 de agosto, às 20h, no Recreio da Juventude, em Caxias do Sul, o Pompéia Ecossistema de Saúde celebrou os seus 110 anos de existência, em um jantar comemorativo realizado em homenagem às fundadoras e integrantes da Associação Pio Sodalício das Damas de Caridade de Caxias do Sul.

O evento, que reuniu profissionais, autoridades e membros da comunidade, foi um momento de reflexão sobre a trajetória de dedicação e compaixão que tornou a instituição uma referência em alta complexidade na região da Serra Gaúcha.

A história do Pompéia é indissociável da atuação incansável das Damas do Pio Sodalício, um grupo de mulheres visionárias que, há mais de um século, uniram-se pelo amor ao próximo e pela busca incansável em levar cuidados de saúde a todos que necessitassem. Em 1913, na efervescência do crescimento de Caxias do Sul, essas senhoras da sociedade da época não se acomodaram com suas condições privilegiadas e decidiram abraçar uma nobre missão: oferecer acolhimento e conforto àqueles que mais precisavam.

Sem almejar reconhecimento ou fama pessoal, as Damas do Pio Sodalício buscaram apenas fazer o bem, seguindo os valores cristãos de compaixão e caridade. Juntamente com o apoio do Padre Meneguzzi e da sociedade, elas fundaram a Associação Pio Sodalício Damas de Caridade de Caxias do Sul, que deu origem ao Hospital de Caridade Nossa Senhora de Pompéia, ou simplesmente, Hospital Pompéia.

Ao longo dos anos, as Damas enfrentaram inúmeros desafios para ampliar a atuação desta instituição de saúde e promover o bem-estar psicossocial dos pacientes. Desde a sua fundação, o Pompéia tem sido um hospital privado, filantrópico, dedicado a acolher todas as pessoas, independente de sua origem, raça ou condição social. 

A evolução do Pompéia não se restringiu apenas à infraestrutura, mas também ao aperfeiçoamento de seus profissionais. As conquistas ao longo dos anos incluem a construção de novos prédios, a criação de unidades especializadas como a UTI e o Banco de Olhos, a incorporação de tecnologias avançadas, além da Escola de Saúde, que contribui para a capacitação e desenvolvimento de novos profissionais da área. A atuação de todos do Pompéia trouxe grandes conquistas como as certificações que atestam a sua competência e desempenho.

O Pompéia é o resultado da soma harmoniosa de duas grandes forças: a sua mantenedora, a Associação Pio Sodalício das Damas de Caridade de Caxias do Sul, e seus profissionais, liderados pelo corpo diretivo. E essas forças têm o apoio da sociedade, para a qual se dedica. E ao completar 110 anos, a instituição se renova, inaugura novos espaços altamente tecnológicos, como o Centro de Diagnóstico por Imagem, e passa a se chamar Pompéia Ecossistema de Saúde, um conjunto de serviços e de profissionais que atuam com excelência para conduzir o cliente por toda a jornada do cuidado, da prevenção ao tratamento.

A celebração do jantar comemorativo foi uma oportunidade para expressar a gratidão a todas as pessoas que contribuíram para essa história de sucesso, e também para reafirmar o compromisso de continuar dedicando-se ao bem-estar da comunidade da Serra Gaúcha.

Acompanhe em nossas redes sociais as imagens desta celebração memorável.

Compartilhe:

Conheça nossa história

Centro Cirúrgico

Uma intervenção cirúrgica requer estrutura física de ponta e equipe altamente qualificada. O Pompéia Ecossistema de Saúde  cumpre todos os requisitos, sendo o Centro Cirúrgico de referência para a Serra Gaúcha.

Mais populares

Notícias
Fazer o bem nos faz bem
Notícias
Missa celebra os 110 anos de história e dedicação do Pompéia Ecossistema de Saúde
Notícias
Pompéia fecha a maternidade em 31/12
Notícias
Escola de Saúde do Pompéia completa 34 anos

Veja também