Pesquisar
Close this search box.
Notícias

Pompéia apresenta, em coletiva de imprensa, o contexto que embasa a proposta de renovação de contrato com a prefeitura de Caxias do Sul

Na manhã de terça-feira, 16 de agosto, a Superintendente do Hospital Pompéia, Lara Sales Vieira, e o Diretor Administrativo, Fábio Camargo Etges, realizaram uma coletiva de imprensa para apresentar o contexto sobre o qual está baseado a renovação do contrato com a prefeitura de Caxias do Sul. 

A Superintendente iniciou as atividades contextualizando o Hospital Pompéia que é um hospital privado, filantrópico e da comunidade. Atua há 109 anos em prol da população da região da Serra Gaúcha, que engloba 49 municípios para os quais o Pompéia é referência, pois é o único hospital com o setor de emergência aberto 24h, para a execução de cirurgias de alta complexidade nas especialidades de traumato-ortopedia e neurocirurgia. 

Lara Vieira informou aos participantes que o HP atingiu o percentual médio de 84% de atendimento ao SUS nos últimos 4 anos na sua produção total de serviço. A lei prevê que, para ser filantrópico, o hospital deve atender 60% de seus serviços ao SUS. Esses 24% a mais por si só gera um desequilíbrio financeiro.

Outro fator que corrobora para isso é a tabela SUS, que está defasada e tem endividado os hospitais filantrópicos de todo o país. Desde 1994, o reajuste SUS foi em média 93,77% enquanto que o Índice Nacional de Preços (INPC) foi de 636,07%. No Brasil, o endividamento dos hospitais filantrópicos chega a 20 bilhões de reais e nos últimos 6 anos, 315 hospitais filantrópicos fecharam as portas, gerando uma redução de mais de 7.000 leitos no SUS.

Para alcançar o equilíbrio financeiro e continuar investindo na saúde, tanto em recursos humanos quanto em equipamentos, é preciso propor mudanças. Além disso, é preciso fazer escolhas estratégicas focando nas áreas nas quais o Pompéia é a referência. 

A Superintendente anunciou o encerramento das atividades de obstetrícia, tanto pública quanto privada, que é necessária para que o Pompéia possa continuar cumprindo com excelência o seu papel na sociedade, atendendo às necessidades da população com a qualidade nos serviços.

Também informou que os investimentos em prol da saúde continuam sendo feitos, como a compra de equipamentos de alta tecnologia – tomografia, ressonância magnética e mamografia, PET CT – e investimentos nas alas de pós-operatório e enfermaria SUS. Todos esses investimentos beneficiam Caxias do Sul e os 48 municípios da Região da Serra Gaúcha.

]]>

Compartilhe:

Conheça nossa história

Centro Cirúrgico

Uma intervenção cirúrgica requer estrutura física de ponta e equipe altamente qualificada. O Pompéia Ecossistema de Saúde  cumpre todos os requisitos, sendo o Centro Cirúrgico de referência para a Serra Gaúcha.

Mais populares

Notícias
Pompéia é Tetracampeão na Lista dos Melhores Hospitais do Mundo pela Newsweek
Notícias
Missa celebra os 110 anos de história e dedicação do Pompéia Ecossistema de Saúde
Notícias
Fazer o bem nos faz bem
Notícias
Doação de Órgãos

Veja também