A vocação cirúrgica

     No período de 1920 a 1940, quando o Hospital Pompéia ocupava um prédio de dois andares, situado no atual acesso ao Pronto Socorro, apenas pequenas cirurgias eram realizadas. As intervenções que necessitassem de tecnologia mais apurada eram encaminhadas para Porto Alegre.


     A inauguração, em 25 de dezembro de 1940, das novas instalações, equipadas com o que havia de mais moderno, possibilitou a realização de procedimentos cirúrgicos mais complexos. A evolução tornou-se uma constante, deixando para trás as anestesias realizadas com éter, as máscaras abertas, o oxigênio administrado através de balões de lonas grandes, enchidos num tubo. Mesmo com a  ausência dos antibióticos hoje disponíveis, as complicações decorrentes de infecções eram raras. Um costume, aos olhos de hoje absolutamente impensável, era o cirurgião chamar os familiares para dentro da sala, caso algo diferente do normal ocorresse com o paciente, dando-lhes ciência do que estava ocorrendo.

  
Você Sabia?

 

    A primeira UTI do Hospital Pompéia recebeu o nome de Dr. José Aloysio Brugger, numa justa homenagem ao médico que dedicou 44 anos de sua vida a esta casa de saúde. A nominação é conservada até os dias atuais.

Imagens

A Vocação Cirúrgica - corredor da UTI 2 e 2o andar

Áudios

Vídeos

Documentos