Notícias

22/11/2018

Pompéia apresenta resultados do programa de melhoria contínua

Após meio ano da implantação do Efeito Pompéia, a diretoria do Hospital promoveu um almoço nesta quarta-feira (21) aos funcionários do Centro Cirúrgico para apresentar os primeiros resultados de um programa que busca inovar e obter um aprimoramento contínuo nos diversos setores prestados.

Entre os principais indicadores, o aumento da taxa de ocupação das salas cirúrgicas de 72% para 82% e da taxa de giro de leitos. Além disso, o programa promoveu um melhor planejamento do Mapa Cirúrgico, reduzindo o tempo médio de permanência do paciente cirúrgico de 12 para 07 dias.

As ações desenvolvidas refletiram em diminuição de custos e otimização dos processos, contemplando um dos pilares do programa, a qualidade assistencial e os processos internos. 

Durante o encontro, outros resultados foram apresentados, como a redução de 10% nos Custos de Material e Esterilização (CME), assegurando melhor eficiência na aplicação dos recursos e a sustentabilidade, outro foco do Efeito Pompéia. 

O programa visa também o reforço, cuidado individualizado do paciente e o desenvolvimento de equipes. Dessa forma, os setores do Pronto-Socorro e Centro-Cirúrgico da instituição contam hoje com a presença de um médico ortopedista 12 horas por dia, bem como, a adoção e o envolvimento com práticas de segurança cirúrgica através do Programa de Cirurgia Segura, fortalecendo o relacionamento entre a equipe e a segurança do paciente.

“Ao longo desse ano redefinimos fluxos, processos, sempre buscando a melhoria contínua e dos padrões de qualidade. Esta transformação deve ser reconhecida e compartilhada com toda a equipe.  Sabemos que temos muitos desafios pela frente, no entanto, os resultados apresentados hoje nos impulsionam e mostram que estamos no caminho certo”, diz Lara Vieira,

Efeito Pompéia: é um rigoroso programa do Hospital que inova e busca um aprimoramento contínuo nos diversos setores prestados. Dividido em quatro pilares: Qualidade assistencial, Satisfação do cliente, Sustentabilidade e Processos internos, o programa busca incorporar melhorias em todos os processos, refletindo as estratégias de crescimento e a transformação da instituição. Entre as mudanças, destaca-se investimentos em melhorias na estrutura física, ações para maior agilidade no atendimento ao paciente e foco na sustentabilidade no uso racional de recursos.

O Efeito Pompéia integra também reforço na humanização de atendimentos e processos, fortalecimento no ensino e na pesquisa em saúde e capacitação e desenvolvimento de equipes, entre outros progressos.

Compartilhe