Notícias

02/05/2018

Hospital Pompéia realiza ações sobre doenças intestinais

Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital Pompéia está engajado nas ações de conscientização sobre as doenças intestinais. Para marcar o dia 19 de maio, o Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day), o Hospital Pompéia, em parceria com a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn – Núcleo Caxias (ABCD), promove atividades que estarão centralizadas na próxima sexta-feira, dia 4 de maio.

A programação inclui uma palestra sobre a doença e ação social com prestação de serviços gratuitos em saúde com verificação de pressão arterial e distribuição de material informativo. Os serviços serão prestados pelos alunos e professores enfermeiros da Escola de Educação Profissional em Saúde do Hospital Pompéia. 

A Crohn e a colite ulcerativa são as principais doenças inflamatórias intestinais. A doença de Crohn é uma doença crônica do trato gastrointestinal, que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado e o intestino grosso. Os sintomas  mais comuns são diarréia, cólica abdominal, febre e às vezes, sangramento retal. Já a colite ulcerativa se caracteriza por uma inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon, no intestino grosso. Os sintomas incluem diarréia, com ou sem sangramento retal, e frequentemente dor abdominal.

Conforme o coordenador da ABCD – Núcleo Caxias, o colo-proctologista Eduardo Brambilla, as doenças intestinais afetam aproximadamente 500 pessoas na região da Serra Gaúcha, com faixa etária de 20 anos a 40 anos, acometendo homens e mulheres.

“Ainda não existe cura para ambas as doenças, contudo cuidados devem ser tomados para que o paciente consiga viver bem, como uma alimentação saudável, atividades físicas regulares, o uso correto da medicação e, em alguns casos, cirurgia”, explica Brambilla.

Mais informações podem ser obtidas no site: www.abcd.org.br.

Programação - Hospital Pompéia

Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal

Ação social

Data: 4 de maio - sexta-feira

Horário: das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min

Local: em frente ao Hospital Pompéia

Serviços: verificação de pressão arterial  e distribuição de fôlderes

*Em caso de chuva a ação social será cancelada.

 

Palestra: Doenças Inflamatórias Intestinais

Data: 4 de maio - sexta-feira

Horário: 10h

Local: auditório do Hospital Pompéia

Palestrante: colo-proctologista Eduardo Brambilla

* Inscrições para assistir a palestra pelo telefone (54) 3220.8022 ou 3220.002

 

Compartilhe