Notícias

12/08/2013

Hospital Pompéia celebra 100 anos com nova unidade de internação

O Hospital Pompéia está completando 100 anos nesta segunda-feira, dia 12 de agosto. A passagem da data foi marcada pela inauguração das reformas do Setor 320, uma das unidades de internação do Sistema Único de Saúde (SUS). A solenidade de inauguração aconteceu nesta manhã.

O setor tem uma área total de 418,96 m2, com 19 leitos divididos em seis quartos. A infraestrutura foi toda planejada para proporcionar conforto e comodidade aos pacientes. As obras incluíram a instalação de piso vinílico tipo manta, pisos cerâmicos e de granito, esquadrias de PVC, sanitários de pacientes com barras de apoio e banco articulado para banho, forros de gesso, sistema de climatização de ar nos quartos e posto de enfermagem, televisores nos quartos, pintura com tinta superlavável em todos os ambientes, cortina hospitalar com vinil e tela antifungo entre leitos e móveis novos em todos os ambientes.

No total, foram investidos R$ 475.593,67. Os recursos são provenientes do Projeto Amigos do Pompéia. As melhorias seguiram as normas da Vigilância Sanitária e do Ministério da Saúde. O Setor 320 começa a ser ocupado por pacientes nesta terça-feira, dia 13 de agosto.

“Este é o modelo de SUS que queremos, com uma infraestrutura física adequada para o atendimento dos pacientes. Começamos com a nova UTI (inaugurada em fevereiro de 2012) e com o Setor 800 (Unidade de Internação Oncológica, inaugurada em setembro de 2012). Agora damos continuidade às melhorias com essas unidades de internação”, disse o superintendente-geral do Pompéia, Francisco Ferrer.

Os setores 340 e 360 também devem ser reformados com recursos do projeto. A inauguração do 320 contou com a presença do secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, do prefeito Alceu Barbosa Velho, autoridades estaduais e municipais.

 

Busto de Paulina Soldatelli Moretto

Ao entregar a reforma do setor, o Hospital Pompéia inaugurou o busto de Paulina Soldatelli Moretto, dama que mais tempo presidiou o Pio Sodalício, ficando a frente da entidade por 22 anos, entre 1974 e 1996. O busto foi criado pela artista plástica caxiense Dilva Conte e homenageia todas as damas que já passaram pelo Pio Sodalício ao longo desses 100 anos.

Com a inauguração do busto, o Setor 320 foi oficialmente batizado de Ala Paulina Soldatelli Moretto.

 

Selo e carimbo postal

Na manhã desta segunda-feira, também foi realizada a obliteração do selo e carimbo postal, peças que registram o centenário do Pompéia. A partir de hoje, todas as correspondências enviadas pelo hospital serão seladas com o selo do aniversário. E durante 30 dias, todas as correspondências enviadas pela Agência Papa Pio X, na Rua Moreira César, 1519, serão marcadas com o carimbo alusivo ao aniversário de 100 anos.

 

Elevadores

A Thyssen Krupp Elevadores doou dois elevadores novos para o Hospital Pompéia. Os equipamentos doados têm capacidade para 900 Kg, ou 12 pessoas, portas de pavimento automáticas, cabina em aço inox com botoeiras antivandálicas, operador de portas com comando totalmente eletrônico e velocidade de 45 metros por minuto. Os novos elevadores irão garantir mais conforto e agilidade no deslocamento dos usuários do Hospital Pompéia.

 

Abraço

O tradicional abraço ao hospital e a solenidade comemorativa ao aniversário serão às 15h desta segunda-feira. A programação inclui hasteamento de bandeiras, descerramento da placa dos 100 anos no jardim e participação da Banda da Brigada Militar, de Porto Alegre.

A ação social em comemoração aos 100 anos, programada para este domingo, dia 11 de agosto, foi cancelada em função do mal tempo.

 

 

Fotos: Felipe Pavan

Compartilhe

Imagens

Notícia-12082013

Áudios

Vídeos

Documentos