Notícias

05/03/2019

Escola do Hospital Pompéia completa 30 anos

No dia 08 de março, a Escola de Educação Profissional em Saúde do Hospital Pompéia completa 30 anos. Ao longo desta história, foram 7200 alunos, dos quais terão a companhia de outros 588 matriculados nos 11 cursos que a instituição oferece – o técnico em enfermagem e cursos de qualificação na área da saúde. E não falta empenho na busca pela excelência no ensino.

 

Desde 2007, o hospital tem a credencial de Ensino pelo MEC e Ministério da Saúde, além da Certificação da Acreditação Hospitalar. Os reconhecimentos confirmam a missão da Escola: “prestar serviços educacionais com qualidade, oferecendo soluções na promoção da saúde à comunidade, primando pelo cuidado humanizado”. Há mais de 10 anos ocupando os últimos andares do shopping Prataviera, a escola teve um início bem mais modesto:

 

Sobre a história da Escola

 

Em 08 de março de 1989, surgia a Escola de Educação Profissional em Saúde do Hospital Pompéia. Seu propósito era simples e objetivo: suprir a demanda do próprio hospital por auxiliares de enfermagem. 35 alunos ocupavam a única sala de aula. De lá para cá, muito outros passaram pelas mais diversas instalações que já abrigaram a Escola. Todos com um propósito: zelar pela vida de quem ali passar.

 

O reconhecimento do trabalho feito no Hospital Pompéia ajudou a alavancar a Escola. Com o aumento da procura, a Escola passou para o Edifício Executivo Orion, já com área administrativa própria e formando auxiliares de enfermagem para os diversos hospitais da Serra Gaúcha.

 

Foi mais ou menos nesta época, em 1993, a Escola iniciou uma parceria com a União das Associações de Bairro (UAB). A colaboração levava os alunos e professores para as comunidades em uma época que o agente comunitário ainda era inexistente. A participação ativa nos bairros reafirmava o intuito primordial da Escola: o ensino humanizado.

 

Ainda nos anos 90 que a escola passou para o Edifício Estrela. A demanda de alunos mais uma vez aumentara, trazendo um desafio adicional: a legislação não mais permitia a formação de auxiliares de enfermagem, mas sim de profissionais do nível técnico.

 

A vinda para o shopping Prataviera, há mais de 10 anos, satisfez a necessidade de um espaço maior, além do conforto de estar em um ambiente com as mais diversas conveniências. Mas o principal motivo foi o espírito de inovação, de busca constante por melhorias em um mundo onde as tecnologias andam cada vez mais rápido. Na saúde não é diferente. E é exatamente isto que torna a Escola referência em Caxias e região.

 

 

Serviço:

08 de março de 2019

 

9h – Descerramento da placa comemorativa pelos 30 anos nas dependências da Escola (5º andar do Prataviera)

 

16h – Missa em homenagem aos 30 anos da Escola na capela do Hospital Pompéia

 

Compartilhe