Notícias

15/02/2014

Banco de Olhos Hospital Pompéia/Lions Clube São Pelegrino bate recorde na captação de córneas

O primeiro mês do ano foi especial para as equipes de captação de órgãos do Hospital Pompéia. O Banco de Olhos Hospital Pompéia/Lions Clube São Pelegrino, com a colaboração de outros hospitais de Caxias do Sul e região, bateu o recorde na captação de córneas no mês de janeiro, com 28 doações, ou 56 córneas captadas. A média, no ano de 2013, foi de 15 a 20 por mês.

Destas 28 doações, 19 foram captadas no próprio Hospital Pompéia. As demais são provenientes de outros hospitais de Caxias e da região. Depois de captados e processados, os tecidos permanecem à disposição da Central de Transplantes do Estado, que os encaminha para receptores em todo gaúcho e brasileiro. O trabalho do Banco de Olhos HP/Lions beneficia pacientes de todo o Rio Grande do Sul, contribuindo para manter a fila de espera gaúcha praticamente zerada.

De acordo com a enfermeira da Organização de Procura de Órgãos (OPO3), Ana Paula Concatto, o trabalho constante de conscientização de profissionais da área de saúde e da população em geral contribuiu para a marca.

“Promovemos um trabalho contínuo, com palestras internas e para a comunidade com o objetivo de conscientizar sobre a importância da doação de órgãos e tecidos. Captar órgãos é um ato de cativar pessoas para uma ação de solidariedade. Caxias é um centro de referência nessa área com dois bancos de olhos, um no Pompéia e outro no Hospital Geral, que trabalham juntos pela mesma causa”, explica Ana Paula.

O Banco de Olhos Hospital Pompéia/Lions Clube São Pelegrino iniciou as atividades em 2006. Desde então, foram realizadas 1571 doações.

 

*** Outras informações sobre transplantes de órgãos no Rio Grande do Sul podem ser obtidas no site www.saude.rs.gov.br, no link Transplantes.

 

Banco de Olhos Hospital Pompéia/Lions Clube São Pelegrino (54) 3220 8023 / 9988 9550 bancodeolhosh

Compartilhe