Notícias

20/07/2016

Ação social marcou o Dia Municipal de Luta Contra o Câncer de Mama

    O Hospital Pompéia sediou nesta segunda-feira, 18 de julho, a ação social alusiva ao Dia Municipal de Luta contra o Câncer de Mama. A atividade foi realizada em parceria com o Programa Vigimama, da Secretaria da Saúde, e o Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC). Ao longo do dia, foram realizados agendamentos de mamografias e distribuição de materiais informativos sobre a doença.

 

    Em Caxias do Sul, o trabalho realizado pelo Programa Vigimama apresenta números importantes na prevenção ao câncer de mama. O principal refere-se à redução de 24% da mortalidade por câncer de mama entre mulheres residentes em Caxias do Sul, de 2014 (58 mortes) para 2015 (44 óbitos). Além disso, o tamanho tumoral no diagnóstico teve uma redução de 21,21%, ou seja, o tamanho reduziu 0,7 cm de 2015 para 2016.

 

    A secretária municipal da Saúde, Dilma Tessari, parabenizou os idealizadores da ação e chamou a atenção para o diagnóstico precoce em mulheres com menos de 50 anos. “Das pacientes confirmadas com câncer de mama e acompanhadas pelo Vigimama, 35% tem menos de 50 anos, o que reforça a nossa recomendação em realizar mamografias a partir dos 40 anos e não dos 50 anos, como proposto pelo Ministério da Saúde”.

 

    Reforçando a importância da mamografia a partir dos 40 anos, no último triênio, dos 150 óbitos por câncer de mama ocorridos em Caxias do Sul, 16,7% (25 casos) eram mulheres com menos de 50 anos. Nesse mesmo período, também em relação aos óbitos registrados, 49,3% eram pacientes do SUS e 50,7% da rede privada de saúde. “Isso prova que o olhar na área da saúde tem sido priorizada em nosso Município”, finalizou Dilma.

 

    O Dia Municipal de Luta Contra o Câncer de Mama, de autoria da ex-vereadora Geny Peteffi, colaborou na criação do Programa Municipal de Combate ao Câncer de Mama (Vigimama). O objetivo foi de reduzir o diagnóstico tardio da doença e as suas taxas de mortalidade, objetivando destacar a importância da prevenção.

 

Fotos: Gustavo Rech

Compartilhe

Imagens

Áudios

Vídeos

Documentos