Notícias

12/05/2016

784 atendimentos realizados no Hospital Pompéia no Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal

   Centenas de pessoas aproveitaram a manhã de segunda-feira, 9 de maio, para avaliar a saúde. Foi durante as atividades do Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day), promovidas pelo Hospital Pompéia e Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn – Núcleo Caxias (ABCD). No total, foram realizados 784 atendimentos gratuitos, incluindo medição de pressão arterial e informações preventivas de saúde.

 

   Os serviços foram conduzidos pelos alunos e professores enfermeiros da Escola de Educação Profissional em Saúde do Hospital Pompéia. A programação da manhã incluiu ainda palestra sobre as doenças, ministrada pelo colo-proctologista Eduardo Brambilla. O auditório do Hospital Pompéia ficou lotado de funcionários e interessados em aprender mais sobre o diagnóstico, sintomas, tratamentos e qualidade de vida dos pacientes.

 

   A programação terá continuidade no dia 15 de maio, domingo, com uma caminhada de pacientes e familiares no Parque dos Macaquinhos, como forma de informar e mobilizar a população. A fachada do hospital está iluminada de roxo, em referência ao Maio Roxo, a cor da campanha.

 

   O Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal (World IBD Day) é comemorado em 19 de maio. Outras informações sobre as doenças podem ser obtidas em www.abcd.org.br.

 

 

Sobre as doenças inflamatórias intestinais

 

   Os principais tipos de doenças inflamatórias intestinais são a Crohn e a colite ulcerativa. A doença de Crohn é uma doença crônica do trato gastrointestinal, que afeta predominantemente a parte inferior do intestino delgado e o intestino grosso. A causa ainda é desconhecida. Os sintomas incluem diarréia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Os medicamentos existentes reduzem a inflamação e controlam os sintomas, mas não curam a doença.

 

  Já a colite ulcerativa se caracteriza por uma inflamação e ulceração da camada mais superficial do cólon, no intestino grosso. Os sintomas incluem diarréia, com ou sem sangramento retal, e frequentemente dor abdominal.

 

 

Programação - Hospital Pompéia

Dia Mundial da Doença Inflamatória Intestinal

 

Caminhada para Crohn e Colite

Data: 15 de maio

Horário: 10h

Local: Parque dos Macaquinhos

***Em caso de chuva a caminhada será cancelada.

Compartilhe

Imagens

Áudios

Vídeos

Documentos